Visão, Missão e Valores da SAFEMARES

 

   Safemares adotou o guia de conduta, porque entende que o código de ética é um facilitador para se aliar a lucros, produtividade, qualidade e eficiência na prestação dos seus serviços, além de outras valores que são intangíveis e que advêm dos colaboradores que integram esta organização, tais como honestidade, justiça, cooperação, compreensão e eficiência.

Temos uma filosofia de trabalho que prioriza a coerência entre o que se diz e o que se faz. Preservamos nossos valores. Nossos sócios e colaboradores já são conhecidos no mercado por adotarem essa postura.

 

NOSSO GUIA DE CONDUTA

É um instrumento de realização da filosofia da empresa, de sua visão, missão e valores. “É a declaração formal das expectativas da empresa à conduta de seus dirigentes e demais colaboradores.

 

POR QUE IMPLANTAR GUIA DE CONDUTA ÉTICA?

Para fornecer critérios ou diretrizes para as pessoas se sintam seguras;

Garantir homogeneidade na forma de encaminhar questões específicas;

Aumentar a integração entre os funcionários da empresa;

Favorecer ótimo ambiente de trabalho;

Criar nos colaboradores maior sensibilidade que lhes permita procurar o bem-estar dos clientes e fornecedores e, em conseqüência, sua satisfação;

Estimular o comprometimento de todos os envolvidos;

Proteger interesses públicos e de profissionais que contribuem para a organização;

Facilitar o desenvolvimento da competitividade saudável entre concorrentes;

Consolidar a lealdade e a fidelidade do cliente;

Atrair clientes, fornecedores, colaboradores e parceiros que se conduzem dentro de elevados padrões éticos;

Agregar valor e fortalecer a  imagem da empresa;

Garantir a sustentabilidade da empresa.

 

GESTÃO DA ÉTICA

Ao lidar com pessoas, é imprescindível considerar a dignidade da pessoa, facilitando e promovendo o seu crescimento integral. Não se pode considerar as pessoas como simples elementos de produção e geração de lucros, que estão a serviço da empresa. Ao contrário, a empresa ética torna-se um instrumento do desenvolvimento econômico, a serviço da mulher e do homem integral, um campo riquíssimo de aperfeiçoamento da pessoa.

O empresário ético, que tem visão de futuro, investe na formação de seus colaboradores e conquista o comprometimento deles; lança desafios para que cresçam e se superem.

Por essa razão, muitas empresas de respeito empreendem um esforço organizado, a fim de encorajar a conduta ética entre seus empregados. Para tanto, implantam códigos de ética, reciclam o aprendizado de seus executivos e colaboradores, idealizam programas (hoje em dia programas virtuais) de treinamento, criam comitês de ética, capacitam líderes que percorrem os estabelecimentos da organização incentivando o desenvolvimento de um clima ético.

Nessa perspectiva, servem-se de consultores externos que os assessoram na elaboração de códigos de conduta e no desenvolvimento do clima ético, sensibilizando seus integrantes, mediante cursos e palestras, e participando ativamente de treinamentos, procurando adequar tudo à legislação e aos critérios oferecidos por instituições internacionais de renome.

 

O EMPRESÁRIO ÉTICO NO SEU DIA-A-DIA

Certificam-se de que sua consciência foi bem formada;

Seguem a voz de sua consciência;

Não transigem com seus princípios;

Agem com liberdade e responsabilidade;

Cercam-se de bons assessores;

Desenvolvem suas próprias competências e estabelecem planos estratégicos;

Aglutinam e mobilizam pessoas, estimulam iniciativas e novas idéias;

Conquistam a confiança de seus colaboradores e investem no seu treinamento;

Respeitam as pessoas, valorizando a dignidade de cada colaborador, cliente, fornecedor, concorrente, e todas as demais pessoas de seu círculo de relacionamento.

 

For English version please see page 2